quinta-feira, 19 de julho de 2007

Trupe de Bonecreiros “Bonus Frater”
apresenta espectáculos em VRSA

Com apoio da Câmara Municipal e integrado na Companhia de Teatro Fech’ó Pano foi criada em Vila Real de Sto António a Trupe de Bonecreiros que tomou o nome latino nas itinerâncias protagonizadas pelos frades medievais e a quem o povo denominava “Bónus Fraer” daí derivando, por corrupção, a designação de Bonifrates!
Foi sensível o Sr Vereador da Cultura aos apelos feitos neste Jornal e de viva voz para a criação de uma motivação a nível dos mais pequeninos que deambulavam pela cidade sem nada para se lhes oferecer em termos culturais! E, sob a orientação técnica, artística e literária do Prof Hélio Rodrigues, homem multifacetado e dado, desde sempre, às questões culturais, surgiu a Trupe com cerca de uma vintena de jovens estudantes que se propõe animar crianças e jovens com peças didácticas de autores tradicionais e constantes nos manuais escolares. São aulas vivas que pretendem complementar o ensino oficial e levar à redescoberta de uma tradição de séculos que, em Portugal, voltou ser intensificada dada, cada vez mais, a necessidade de contar e ouvir histórias, dramatizar textos, analisar e interpretar situações da nossa realidade comum!...
No mês de Dezembro serão realizados vários espectáculos que têm início no dia 13 com a apresentação do filme “Cristóvão Colombo” e a peça de marionetas “O capuchinho vermelho” na sala do Lusitano F. Clube! Segue-se “Andanças e desventuras de D. Gualdino, Rei da Tartéssia” e “Os três porquinhos” tendo sido já apresentado o programa aos professores e educadores dos ensinos pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos que o receberam com interesse e alegria dada a falta de actividades culturais para estes escalões etários. Em preparação e já para Janeiro tem a Trupe “Bónus Frater” mais dois espectáculos: “Auto da Barca do Inferno” e “Auto da Visitação” e “O Sr Marquês está cá outra vez”, peça que conta as origens e evolução da cidade!
Estão de parabéns o Pelouro da Cultura que apoiou os mais pequeninos através duma actividade tradicional de relevância para a educação e formação dos escalões etários mais carenciados de cultura e também a Companhia de Teatro Fech’ó Pano que fez integrar nas suas actividades esta Trupe que vem animar a malta!... Também a eles que se designam por “Bónus Frater” desejamos os melhores sucessos no cumprimento de um papel didáctico-pedagógico ao serviço de quem precisa de ser formado! E ao seu director, Prof Hélio Rodrigues, os nossos parabéns por ter voltado a sua atenção para uma arte que se ia perdendo e que tanto ainda tem para dar, quer a crianças quer a jovens e adultos!
E agora um repto Sr Vereador da Cultura! Porque não instalar a Trupe com os seus espectáculos didácticos, a su oficina de confecção de marionetas e a promoção de cursos e encontros bem como a projecção de filmes em ecran gigante de temas também didácticos como as grandes figuras da humanidade nas instalações do Centro de Documentação junto às Escolas do 1º Ciclo que, após a abertura da nova biblioteca, ficará desocupado?!... Era uma óptima solução com as actividades, cursos e até visitas guiadas à mão junto ao complexo das Escolas! Esperamos que o Sr Vereador nos ouça!...

Sem comentários: