terça-feira, 20 de maio de 2008

इनिसिअतिवास "बोनुस फ्राटर"

A Cultura chegou aos Bombeiros!
Iniciativas Bonus Frater…

Dentro do âmbito de um protocolo assinado no início do ano entre os Bombeiros e as Marionetas “Bonus Frater”, a Corporação abriu as suas portas à cultura e aos mais novos desenvolvendo uma dinâmica própria de uma Associação inserida no tecido da cidade e com uma credibilidade que lhe advém de serviços e prestações oferecidas à terra por mais de um século.
Com o apoio da Câmara Municipal e da Livraria Lusíada decorre, às quartas-feiras de manhã, numa sala até ao momento desaproveitada, uma iniciativa inédita denominada “A hora dos Putos” (Quem ouve um conto, aumenta um ponto…), onde as histórias fluem introduzidas pelas marionetas e com o recurso ao audio-visual, entretendo e ensinando os alunos das nossas Escolas e Infantários que ali se deslocam para uma aprendizagem pedagógica. E ali todos têm direito à história escrita que lhes é distribuída gratuitamente com apoio da Editora Guadiana e a Turma ganha um livro oferecido pela Livraria Lusíada!
Preparada está já também uma primeira sessão de sensibilização, no final de Abril que vai contar com a presença de cerca de cem crianças e que se enquadra dentro do Projecto “Chama Viva”. Para o efeito foi criada uma peça “O Sr Bombeiro Zé Valente” que precede a acção dos Bombeiros e cuja temática incidirá na prevenção de fogos, assistência a doentes e captação do interesse dos mais novos para as actividades e serviços da Corporação!
Mas não se ficam por aqui os projectos da Corporação em parceria com a Associação Cultural “Bonus Frater”. Em fase de ensaios e para apresentação a 11 e 12 de Maio no Teatro-Estúdio que talvez venha a designar-se Comandante Luís Figueiredo, pelas comemorações do dia da cidade, está o espectáculo “Mestre Gil, o Sr Marquês e António Aleixo” que vai apresentar o Auto da Visitação no original Castelhano e o Auto do Curandeiro numa homenagem ao Poeta Aleixo.
E há mais! O I Festival Ibérico de Marionetas, que conta já com a adesão de quatro companhias espanholas e que promete ser uma aventura bem sucedida no mundo das marionetas, terá lugar no referido Teatro-Estúdio de 16 a 21 de Junho com o apoio da Autarquia que também apostou forte nesta dinamização.
Calendarizados estão já alguns espectáculos a realizar no espaço da piscina e algumas exposições e sessões de poesia com a presença de escritores e também estão programadas para o final do ano feiras que a devido tempo se anunciarão. E tudo a bem da cultura numa aposta da Direcção dos Bombeiros Voluntários e do seu Comando que tem sido inexcedível em apoio e atenção.
Está de parabéns, certamente, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários pela abertura e aceitação da proposta, a Câmara Municipal através do seu Pelouro da Cultura e as Marionetas “Bonus Frater” que dão vida a tão interessante projecto, único a sul do país e servindo a causa do público juvenil e da cultura infantil.
Nós daqui damos o nosso incentivo e fazemos votos para que tal iniciativa se torne consistente e constitua mais um pólo de interesse nesta nossa terra que, agora mais que nunca, começa a dar passos seguros através de acções meritórias e de verdadeiro interesse e motivação das populações.
As minhas Torres estarão hoje silenciadas já que a sua voz crítica e ponderada apenas poderia pronunciar alguma fala de assentimento e entusiasmo. Eu por mim quero deixar aqui uma palavra de estímulo e expectativa para tão meritório projecto! As crianças de Vila Real merecem o esforço daqueles que nunca esquecem que também, um dia já distante, foram meninos que assistiam entusiasmados aos espectáculos do Roberto e da Joana!...

Sem comentários: